Teatro Brasileiro – Como Começou

O teatro no Brasil teve início no século XVI com a catequização dos indígenas pelos jesuítas. A iniciativa foi do jesuíta José de Anchieta, que era missionário da Companhia de Jesus, que optou pelo teatro como ferramenta para ilustrar os fatos biblícos para os indígenas, deixando a sua compreensão mais fácil para sua catequização. Nesse período, o teatro não tinha como propósito a arte em si, mas sim uma preocupação religiosa.

No século XVII, o teatro de catequese (como era conhecido anteriormente) abriu as portas para as encenações de ruas, feitas por populares em datas comemorativas, em também retratavam a sua realidade. A mais famosa e que é encenada até hoje é a Via Sacra, na Sexta-feira Santa.

Grandes nomes na nossa literatura como Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Castro Alves.

Mas com a chegada da família real no Brasil, em 1808, D. Pedro I ordenou que fosse realizadas melhorias no teatro para deixá-lo mais parecido com as peças encenadas na França, seguindo os moldes dos seus espetáculos teatrais, para entreter melhor a aristocracia brasileira da época. O teatro deixa de retratar a cultura popular, até que em 13 de março de 1838, esse cenário muda com a apresentação da peça autoria de Gonçalves de Magalhães: Antônio José ou o Poeta e a Inquisição.

Essa mudança no teatro brasileiro abriu portas para novas encenações de peças escritas por grandes nomes na nossa literatura como Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Castro Alves. O cotidiano da sociedade brasileira volta aos holofotes, contando histórias divertidas sobre as situações que o país se encontrava na época, com a boa intenção de provocar risos na platéia e lágrimas, com seus dramas.

É no ano de 1855 que as peças dramáticas dão espaço para o teatro realista, que abordava assuntos da sociedade, encenando histórias que reportavam as desigualdades sociais deixando seu legado para nosso teatro

E se você gostou desse artigo, fique ligado no nosso blog e curta nossas redes sociais para saber mais sobre marketing, cultura e arte, com dicas, artigos e curiosidades. Até a próxima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: