História da Arte e Seus Períodos

A História da Arte estuda as manifestações artísticas produzidas pelo homem, acompanhando todo o seu desenvolvimento, com o objetivo de entender sobre a história da humanidade, abordando vários povos e o seu convívio em sociedade, com suas influências e representações artísticas.

Os egípcios, com suas formas singulares de representar o perfil humano e os gregos-romanos com as suas esculturas em pedra com uma precisão formal e anatômica do homem.

A História da #Arte é composta por #períodos que valem a uma linha do tempo. São eles:

  • Arte na pré-história
  • Arte na antiguidade
  • Arte na idade média
  • Arte na idade moderna
  • Arte na idade contemporânea
  • Arte no século XX

A Arte na Pré-história se compõem de #pinturas #rupestres e #esculturas #primitivas encontradas em sítios arqueológicos localizados em todos os continentes. São consideradas as primeiras formas de expressão artística do homem pré-histórico.

Já a Arte na Antiguidade, temos expressões artísticas dos povos #gregos, #romanos, #hindus, #africanos, #chineses, #egípcios e #mesopotâmicos. Os egípcios, com suas formas singulares de representar o perfil humano e os gregos-romanos com as suas esculturas em pedra com uma precisão formal e anatômica do homem.

Na Arte da Idade média, os povos #muçulmanos com suas tapeçarias persas, os #cristãos e #germânicos com suas #catedrais e #pinturas #góticas (representadas também em vitrais que adornavam essas catedrais desse período), passando pela #pintura #bizantina e pelas #mesquitas #islâmicas, constituem esse período rico da História da Arte.

Quando chegamos no período da Arte na Idade Moderna, nos deparamos com os #renascentistas, seguidos pelo #Rococó e #Barroco, que abriram espaço, na Idade Contemporânea, para o #Impressionismo, #Romantismo, #Realismo e #Neoclassicismo.

E por fim, a arte do século XX, com o #Surrealismo, #Dadaísmo, #Cubismo e #Expressionismo, com grandes nomes como Picasso e Salvador Dali. Nas próximos posts falaremos de cada um dos períodos da História da Arte e seus principais representantes. Fique ligado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: